Governador Cláudio Castro critica falta de apoio da União e cobra atuação das Forças Armadas no Rio

Ministérios da Defesa e da Justiça negam omissão e Governo federal afirma manter apoio ao estado por meio da Força Nacional

📸:Tomaz Silva/Agência Brasil 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou estar “sozinho” no enfrentamento da violência no estado, acusando o governo federal de não atender aos pedidos de empréstimo de veículos blindados das Forças Armadas. 

Segundo ele, os pedidos foram negados três vezes sob a justificativa de que o uso dos equipamentos exigiria um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), instrumento que autoriza a atuação das Forças Armadas em situações excepcionais de segurança pública.

O Ministério da Defesa confirmou ter recebido um pedido do governo fluminense em janeiro de 2025, mas explicou que, conforme parecer da Advocacia-Geral da União, o atendimento só seria possível mediante decreto presidencial de GLO. A pasta informou ainda que, em dezembro de 2024, blindados foram posicionados nas imediações do Hospital Naval Marcílio Dias, após a morte de uma oficial da Marinha, em ação voltada exclusivamente à segurança militar.

Já o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, declarou que não recebeu nenhuma solicitação de GLO do governo do Rio. 

Em nota, o ministério afirmou que a Força Nacional de Segurança Pública atua no estado desde outubro de 2023, com prorrogação até dezembro de 2025, e que todos os 11 pedidos de renovação feitos pelo governo fluminense foram atendidos, demonstrando, segundo a pasta, o “pleno apoio” da União às forças estaduais.

Leia

50 países: Enfermeira em plataforma de petróleo constrói carreira em ambiente masculino e transforma folgas em viagens solo

Cachoeira da Farofa: um mergulho na Serra do Cipó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *